Skip to main content

O relacionamento é uma prisão

 

Porque nos relacionamos com outra pessoa?

Um sentimento surge, chamamos isso de amor. Logo queremos oferecer nosso amor para essa pessoa e se ela aceita e retribui, nosso coração transborda de felicidade. Um oferecendo amor para o outro.

Em uma relação saudável, um dá e o outro dá. Existe um equilíbrio entre o dar e receber.

Mas porque será que as relações não são bem assim?

“Eu estou pronta para receber o que você tem para me dar, mais ai de você se não me der o que eu espero receber!”

São cobranças e mais cobranças. Colocamos o outro dentro de uma caixinha. A pessoa tem que se encaixar naquilo que eu espero do outro.

E assim os relacionamentos vão se tornando uma prisão, um se enquadra na caixinha do outro, até que ela fica tão apertada, tão incômoda, que você decide partir para outra (talvez outra caixinha).

Sabe o que acontece? Para o amor existir, precisamos amar a pessoa e não um personagem. E quando aceitamos entrar na caixinha do outro, a pessoa passa a amar um personagem e não a você.

E quando você deixa de ser você para se transformar no personagem que agrada o outro, você conquista o amor dele, mas perde o amor da pessoa mais importante da sua vida, que é o seu amor por você. E quando você não se ama, não se valoriza, fatalmente o outro deixará de te amar, então por mais que você se esforce para caber na caixinha do outro, nunca, nunca, nunca vai valer a pena.

Qual a solução?

Saia da caixinha, o amor não é uma prisão. Seja honesta consigo, se ame em primeiro lugar e só assim poderá ter a chance de ser feliz e viver uma amor verdadeiro.

Pode doer ter que lidar com uma possível rejeição do outro, eu sei… Mas essa dor vai passar. Agora imagine lidar uma vida toda com a rejeição de si mesma? É sofrimento para uma vida toda. Sua felicidade é mais importante. Então, bora ser feliz?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *