A maioria das pessoas sonham em encontrar a alma gêmea. Aquela pessoa que faz você sorrir, que esteja presente em todos os momentos da sua vida, que seja companheiro, que faça feliz e proporcione uma vida sexual perfeita. Mas será que almas gêmeas realmente existem ou é somente coisa de cinema? E por que muitas vezes nos decepcionamos tanto com a pessoa que está ou esteve ao nosso lado? É sobre este assunto que vamos desenvolver o texto a seguir. E também como amor e respeito são os pilares de qualquer relacionamento.
Os desafios da relação à dois
Geralmente o início dos namoros são lindos! Se pudessem ser representados por figuras, seriam corações para todo lado. É uma mistura boa de sentimentos como atração, paixão, bem-estar e diversão, que com o tempo vai evoluindo para o amor e a vontade de estar sempre juntos e assumir compromissos mais sérios. E é justamente quando os laços são firmados que muitos vão entender que a realidade da convivência é bem diferente.
Durante o período de namoro, principalmente no princípio, existem muitas concessões por parte de ambos parceiros, mas vale lembrar que muitas vezes a convivência ainda é sutil, com cada um na sua casa. Mas quando o casal passa a conviver sob o mesmo teto, são submetidos a responsabilidades e situações que não existiam no namoro. Além disso, este é o momento em que ambos vão se conhecer mutuamente, descobrir as manias, algum comportamento antes contido, ou até mesmo atitudes que possam causar algum desagrado para algum dos cônjuges. Mas para vencer estes desafios da convivência, deve existir algo muito, mas muito importante para qualquer relacionamento: o respeito.
Nem sempre o amor é suficiente para manter uma relação feliz. Não adianta amar o outro se não existe respeito pela individualidade do companheiro. Não adianta amar alguém, mas querer que ele se submeta somente ao que é interessante para um deles. Não adianta amar alguém, se não há respeito pelo trabalho, as limitações e jeito de ser do outro. Ninguém é perfeito, e é importante lembrar quem muitas vezes, quando nos decepcionamos com o nosso parceiro, nós também podemos ter gerado situações decepcionantes para ele. E também é importante lembrar que respeito se impõe e se conquista. É uma via de mão dupla para o casal.
Amor e respeito = relacionamento feliz
Certa vez, um desconhecido disse que “não amamos por causa de…, mas apesar de…”. Esta colocação não poderia descrever melhor a junção de amor e respeito. Quando conhecemos uma pessoa, só enxergamos as qualidades, mas quando passamos a conviver diariamente, conhecemos os defeitos e muitas vezes vemos algo que nos passou batido anteriormente. Mas se a união foi baseada em amor, nada como agregar o respeito na relação. Amor e respeito nos permite pesar as qualidades e os defeitos do companheiro e saber tirar proveito do que é bom. É respeitar as falhas e entender que também falhamos. O com esta junção linda de amor e respeito, recebemos como bônus a confiança, a cumplicidade, a tolerância e mais uma gama de sentimentos positivos que fortalecem a relação e até mesmo prepara o casal para vivenciar experiências diferentes, como massagem íntima, por exemplo.
O importante é ter em mente que todo relacionamento passa por turbulências, e que são elas que nos fazem pessoas melhores e companheiros melhores. Vamos terminar com a frase de um filme que diz: “Se não podemos ter a casa dos sonhos, vamos deixar a atual bem perto de ser nossa casa dos sonhos!”
Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos! Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários. Ficaremos felizes de saber o que você acha sobre este assunto!