Skip to main content

Abusos domésticos também podem atingir os homens

Estamos acostumados a ver casos de abusos domésticos, sejam nos jornais ou com pessoas conhecidas e quase sempre as vítimas são mulheres. Em muitos destes casos, o final é trágico, onde a maioria das mulheres acabam morrendo nas mãos dos parceiros. Mas uma outra face do abuso doméstico que muitos desconhecem é que as vítimas são os homens.

Apesar de parecer algo impossível, muitos homens são vítimas de suas parceiras, que podem promover abusos sexuais, psicológicos, emocionais e até mesmo físicos. E um ponto interessante é que a quantidade de homens vítimas de abusos é bem equitativa em relação às mulheres, mas é pouco divulgada, uma vez que muitos homens não reconhecem que são vítimas de abuso e não buscam ajuda.

Com a cultura da sociedade de que mulher é sexo frágil e homens devem ser fortalezas e não sofrerem “frescuras”, homens abusados por suas parceiras tendem a reprimir estes sentimentos, com medo de se exporem de maneira que atinja sua virilidade. Acontecem casos também em que estes homens, por um mecanismo de autodefesa, recorrem à negação, como forma de não reconhecer sua situação.

Quando falamos de abusos por parte da mulher contra o seu parceiro, pensamos que fisicamente seria impossível, mas isto pode ir muito mais além do que uma agressão física. Vejamos alguns casos:

  • Abusos de cunho sexual: A parceira pode obrigar o homem a prática sexual com penetração forçada ou submetê-lo a atividades sexuais que vão contra a sua vontade, o que de certa forma caracteriza estupro. Alguns homens acabam cedendo a estes abusos por medo da parceira o expor sexualmente, ferindo sua imagem como homem;
  • Abusos psicológicos e emocionais: Desprezo, denigrir a imagem do parceiro para familiares ou pessoas estranhas, menosprezar o parceiro para os filhos, ofensas com um linguajar de baixo calão;
  • Físicos: Alguns homens sofrem agressões físicas de suas parceiras como tapas, arranhões e até mesmo serem atingidos por objetos. Muitas vezes eles não revidam justamente com medo de machucar a parceira ou sofrer retaliação por agressão à mulher.

É importante lembrar que assim como qualquer outro tipo de abuso, o doméstico causa traumas que abrem feridas profundas na mente de uma pessoa, e no caso dos homens abusados, não é diferente. Eles também sofrem, têm sua autoestima abalada, e quase sempre pensam nos filhos e na família antes de darem um basta. Por isso, pessoas próximas a estes homens que percebem o ocorrido podem auxiliá-los a buscarem ajuda.

O papel do Tantra em casos de abusos

O Tantra é um processo de autoconhecimento do indivíduo, não só do próprio corpo, mas também de suas emoções e do seu estado psicológico. E para levar a pessoa a este autoconhecimento, o Tantra utiliza a energia sexual, que é uma energia extremamente poderosa, mas subutilizada, visando somente o ato sexual. Neste processo de descoberta, o indivíduo desperta corpo e alma para novas experiências, novas perspectivas de vida, aprendendo a canalizar esta energia poderosa para curar mágoas, perdas, traumas e outros eventos dolorosos de âmbito psicológico.

No caso de homens que sofreram abusos, as técnicas do Tantra usarão esta energia sexual para tratar os traumas e feridas provenientes do abuso. Com isto, o indivíduo restaura sua autoestima, a confiança em si mesmo e a alegria de viver, podendo retomar a vida e até mesmo se abrir para um novo relacionamento, que seja livre de abusos, saudável e feliz.

Se gostou deste artigo, comente abaixo. Compartilhe também em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *