Skip to main content

O poder da escuta sincera

Muitas pessoas me procuram buscando melhorar o relacionamento.

O fato é que muitas vezes, você quer melhorar seu relacionamento, mas só olha para o seu umbigo. Vai conversar com o parceiro para se acertar, mas mal ouve o que ele tem a dizer. Espera ele terminar de falar para colocar a sua opinião.

Que tal fazer o exercício da escuta sincera?

Se você quer ser escutada, quer que ele leve em conta seus sentimentos e sua opinião, o mesmo você deve fazer por ele. Deve escutá-lo, levar em conta a opinião dele.

Existe uma coisa chamada reciprocidade, sempre que você faz algo por alguém, esse alguém sente o desejo de retribuir.

Um professor de psicologia chamado Jordan Peterson, muito conhecido pela forma como ele consegue sair de uma discussão, mesmo quando alguém tenta ataca-lo, de forma respeitosa. A pior coisa é fazer o outro se sentir um idiota.

  • O primeiro passo é você ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, sem interromper. Faça perguntas sobre o que ele disse, para que ele perceba que você realmente estava o ouvindo e que está se esforçando para entender o que ele quer dizer.
  • O segundo passo é não responder direto sua opinião, mas antes validar a opinião dele. Diga que entende que ele tem tal opinião por tal motivo, ele se sentirá respeitado. Sentirá que você entende o ponto de vista dele e se esforçará na sequência para entender o seu também.
  • E o terceiro passo é colocar a sua opinião, sem dizer que a dele é errada. Mostrar que seu ponto de vista é outro, por isso uma opinião diferente. E, por fim, ao invés de impor que a sua opinião é a correta, pergunte a ele qual a sua sugestão para a solução do conflito.

Ele sentirá que você não está impondo a sua opinião sobre a dele e sentirá vontade de retribuir, de fazer o mesmo por você. Mas se a pessoa continuar alterada, tentando te atacar, o que é menos provável, respire fundo e peça um tempo para colocar as ideias em ordem e conversar em outro momento.

É melhor ser feliz do que ter razão. Se você insistir em conversar quando ele estiver alterado, o que vai acontecer é você também se alterar. Duas pessoas alteradas discutindo não chegam a lugar nenhum, porque não há escuta, muito menos escuta sincera.

Então eu sugiro que você experimente o poder da escuta sincera em seu relacionamento e depois compartilhe aqui nos comentários como foi a experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *